top of page
Screenshot_20221004-200822_Instagram.jpg

HISTÓRICO

                                                  CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA

     A Escola Estadual de Educação Básica Profª Cléia Salete Dalberto teve origem do Grupo Escolar de Tenente Portela criada pelo decreto nº 510 em 14 de março de 1942. Grupo Escolar de Tenente Portela foi o primeiro nome da Escola e na época pertencia ao município de Palmeiras das Missões. Teve como primeiras professoras a senhora Emília Panassolo e a senhora Norilda de Souza Mouro, ambas professoras municipais. Alguns meses depois de sua criação as professoras estaduais Maximina Del Pind e Judith Felipetto assumiram a direção interinamente da Escola. O educandário era uma casa de madeira situada na Avenida Redenção. 

   Em 03 de julho de 1942, apresentou-se na escola a Professora Maria Panassolo, para exercer a função de professora, vinda do Grupo Escolar de Giruá, Santo Ângelo, através da Portaria N° 3956 de 06 de junho de 1942. Neste mesmo ano, foi iniciada a obra da escola nova sob responsabilidade do Sr° Abel Colossi auxiliado por um servente. Após a conclusão do alicerce, Noca Pinheiro e Luiz Pinheiro, um ferreiro, deram continuidade à construção do prédio. O prédio estava situado na Avenida Redenção, esquina da Rua Aracati onde hoje situa-se o Cento Cultural Aurélio Porto.

   Em 1° de março de 1943 assume a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela, Município de Palmeiras das Missões, a Professora Maria Panassolo.
A inauguração e instalação do novo prédio ocorreu no dia 19 de abril de 1944 com a presença do Interventor Cordeiro de Faria. A direção do Grupo Escolar de Tenente Portela estava a cargo da Professora Maria Panassolo e os professores continuavam os mesmos da escola anterior. Em 1° de julho de 1946 assumiu a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela a Professora Judith Felipetto Coitinho até 29 de abril de 1957.

   Em 1947 funcionou no Grupo Escolar de Tenente Portela, um curso Supletivo Noturno, sob a responsabilidade da Professora Maria Panassolo.
Em 29 de abril de 1957 assumiu a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela a Professora Terezinha Conceição Marroni Furini, cujo ato oficial ocorreu em 1° de outubro de 1957.

   Em 1958 o Grupo Escolar de Tenente Portela cedeu suas dependências para a CNEG (Campanha Nacional de Escolas Gratuitas) e depois para CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) onde funcionou o Ginásio Noturno Aurélio Porto.
   Em março de 1959 assumiu a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela, como responsável substituta, pelo período de três meses, a Professora Suely Lurdes Marroni Müller. Em 11 de junho de 1959 assumiu a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela a Professora Clair Gheller que permaneceu até 05 de março de 1965.
   Em 11 de julho de 1962 foi criado o Ginásio Estadual sob o decreto N° 13.818/1962 e sua autorização se deu a partir de 17 de julho do mesmo ano. Porém, só iniciou suas atividades em março de 1963, quando aconteceu o “exame de admissão ao ginásio” e, em seguida iniciou o ano letivo com duas turmas de 1° série e uma de 2° série. O Ginásio Estadual funcionava no prédio do Grupo Escolar. Em 24 de março de 1963, tomou posse oficial como 1° Diretor do Ginásio Estadual o Professor Elcides José Salamoni, um de seus idealizadores.
Em 02 de março de 1964 tomou posse como Diretora do Ginásio Estadual a Professora Therezinha Conceição Marroni Furini.
 
   Em 05 de março de 1965 assumiu a direção do Grupo Escolar de Tenente Portela a Professora Suely Lurdes Marroni Muller. Em 17 de novembro de 1970, o Grupo Escolar de Tenente Portela foi destruído por um incêndio, sendo concluído o ano letivo nas dependências da Escola Evangélica.

   No ano seguinte, o Grupo Escolar de Tenente Portela funcionou na Cripta da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida e as 5ª séries no prédio da CNEC.
Em 1972, foi entregue a comunidade Portelense, o prédio localizado na Avenida Ipiranga, N° 271, onde passou a funcionar o Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela, ainda sob a direção da Professora Suely Lurdes Marroni Müller. Em 17 de agosto deste mesmo ano, assumiu a direção do Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela, o Elcides José Salamoni, um de seus idealizadores.

   Em 11 de abril de 1972 tomou posse na então, Escola de 1° Grau Tenente Portela (Ginásio Estadual) o Professor José Elmo Kuhn, que exerce também a função de Diretor. Em 15 de agosto de 1972 assume a direção da Escola da Área de Tenente Portela (Ginásio Estadual) a Professora Lorina Nessi Maurer. 
De 1° de janeiro de 1973 à 17 de maio de 1973 a Ginásio Estadual esteve sem diretor. Respondiam pela direção os Assistentes de Direção: Ademar Marciel, Beijamim Márcio Lorenzon e José Theodoro Corrêa. Em 17 de maio de 1973 assume como diretor o Professor José Theodoro Corrêa, até 28 de fevereiro de 1975.

   Em março de 1974 assumiu a direção do Grupo Escolar da Sede a Professora Tânia Maria Stefanello Mioso, que por motivo de transferência permaneceu no cargo apenas até 11 de novembro de 1974, quando assumiu em caráter interino a Professora Mara Leni Gross Basso. Em 1° de março de 1975, assumiu a direção do Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela a Professora Luiza Carboni.

   Em março de 1975, o Professor Ademar Maciel assume como Diretor do Ginásio Estadual, sendo que a posse oficial ocorreu em 11 de novembro de 1975. Ademar Maciel permanece no cargo até a Unificação do Ginásio Estadual (Escola de 1° Grau de Tenente Portela) com o Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela, conforme Decreto N° 28110 de 26 de dezembro de 1978. Em 10 de março de 1976 assumiu a direção do Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela a Professora Suely Lurdes Marroni Muller, permanecendo até 1978, quando houve a Unificação do Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela e o Ginásio Estadual de Tenente Portela.
Em 26 de dezembro de 1978, houve a Unificação e Reorganização do Grupo Escolar da Sede de Tenente Portela e o Ginásio Estadual conforme decreto N° 28.110/1978 e passou a ser designada Escola Estadual de 1° Grau Professora Cléia Salete Dalberto, sob direção do Professor Ademar Maciel, que era diretor do Ginásio Estadual, permanecendo no cargo até 09 de janeiro de 1986.

    A Escola unificada recebeu este nome em homenagem à Professora Cléia Salete Dalberto que trabalhava no Ginásio Estadual e morreu no dia 24 de outubro de 1976. A Professora Cléia foi aluna da escola e depois professora. Ministrava aulas de Estudo Sociais quando não se sentiu bem e saiu da sala de aula para ir fazer uma consulta médica. Foi internada e só saiu do hospital sem vida. A professora Cléia também foi assistente de direção no Ginásio Estadual. No ano de 1985 ocorreu a primeira eleição para direção da Escola Estadual de 1° Grau Professora Cléia Salete Dalberto. Onde a Comunidade Escolar elegeu uma lista Tríplice e desta, as respectivas autoridades indicaram o Professor Elido João Balestrin para diretor da escola. E em 10 de janeiro de 1986 assumiu a direção da Escola Estadual de 1° Grau Professora Cléia Salete Dalbeto. Em 31 de março de 1986 a Escola Estadual de 1° Grau Professora Cléia Salete Dalberto, através do decreto N° 32.207/1986, incorporou o 2° Grau, regido pela lei 7044/82, cuja finalidade é preparação para o trabalho e passou a denominar-se Escola Estadual de 1° e 2° Grau Professora Cléia Salete Dalberto.

   Aconteceu novamente, no final de 1988, eleição para direção da escola através de uma Lista Tríplice eleita pela comunidade escolar. Da referida lista as autoridades indicaram um elemento para ser o diretor, sendo novamente o Professor Elido João Balestrim o indicado. Permanecendo na direção até 15 de dezembro de 1991.
Em 1990 pelo parecer N° 133/90, da Supervisão Técnica do Departamento de Ensino de 1° Grau, foi autorizado o funcionamento das turmas do Pré-escolar e Jardim de Infância, Níveis A e B. Neste ano realizou-se um concurso na escola para escolher um emblema para identificar o educandário. Todos os alunos foram convidados a participar. Os trabalhos foram expostos na sala dos professores e uma comissão formada por pessoas da comunidade, julgou-os no dia 06 de agosto de 1990, escolhendo o emblema feito pela Aluna Isabela Pinheiro, da 2ª série N° 21, do turno da manhã. O emblema é composto por um círculo com o nome da escola e no seu centro aparecem figuras humanas representando a Pré-Escola, o 1° Grau e o 2° Grau, referindo-se também ao Universo Escolar onde todos são iguais e crescem juntos através da busca pelo saber, representado pelo livro. Ainda em 1990 foi criado um novo uniforme que consta de um abrigo onde predominam a cor azul, com detalhes em branco e vermelho, tendo como destaque, no lado superior esquerdo da jaqueta o emblema da escola, nas costas da mesma, a identificação com letras brancas: “Escola Cléia – Tenente Portela – RS”. O referido uniforme foi escolhido pelos professores, usando as cores já oficiais da escola.

   Em 15 de dezembro de 1991 assumiu a direção da Escola Estadual de 1° e 2° Grau Professora Cléia Salete Dalberto a Professora Suzete Maria Bonotto, que permaneceu no cargo até 13 de janeiro de 1995. A diretora da escola foi novamente indicada por autoridades.   Uma conquista muito importante para a Escola ocorreu no dia 13 de abril de 1992 quando o Professor Vanderlei Piccolo entregou ao educandário o Hino da Escola Estadual de 1° e 2° Grau Professora Cléia Salete Dalberto, com letra e música de sua autoria. Hoje a Escola continua com o mesmo Hino, porém com uma nova versão musical construída pelo também músico Lairton Canssi.

   No ano de 1994 foi criada a Bandeira Escolar, com as cores já estabelecidas, ou seja: branco, azul e vermelho, centrada pelo emblema. Tomou-se como base a Bandeira do Estado do RS. Foi elaborada pela direção, Supervisão Escolar e Orientação Educacional junto com a Área de Estudos Sociais. A Bandeira da escola foi apresentada à comunidade Portelense no dia 11 de setembro de 1994, por ocasião do Desfile Cívico alusivo à Independência do Brasil.

   Em de janeiro de 1995 assume a direção da Escola Estadual de 1° e 2° Graus Professora Cléia Salete Dalberto o Professor Juraci Castaman. Foi indicado pelo Conselho Escolar e aprovado pelas autoridades, de acordo com as orientações do Governo do Estado através dos órgãos competentes. No dia 19 de janeiro de 1995, através do parecer N° 156/95, da comissão de Ensino de 1° Grau do Conselho Estadual de Educação do RS, foi aprovado o funcionamento da Classe Especial

   Para Deficientes Mentais educacionais, legalmente registrada como uma classe de 1° série regular com atendimento especial e professora especializada. Mais tarde, em 04 de abril de 1995, através do parecer N° 17/95 a Diretoria Pedagógica, Departamento de Ensino, Divisão da Educação Especial da Secretaria de Educação/RS, concedeu a autorização de uma (01) Sala de Recursos para Deficientes Mentais Educáveis, a qual já existia, numa organização interna da escola, desde o ano letivo de 1994.

   No ano de 2000, sob portaria nº 00233 de 12 de setembro, expedida pela Secretaria Estadual/RS, a escola passa a se denominar Escola Estadual de Educação Básica Profª Cléia Salete Dalberto. Neste ano, pelo período de 2000 a 2001 assumiu como Diretora a professora Marilise Maria Giacomini Rocha. Em seguida, assumiu por um mês a direção, o professor Vendelino De Carli, no período de 06/02/2002 a 17/03/2002. Posteriormente assumiu a Direção novamente o professor Juraci Castaman, permanecendo no cargo até o ano de 2015.
   
   Mais uma conquista é festejada na escola, no ano de 2010, na data de 15 de dezembro de 2010, é autorizado sob Parecer nº 782/2010 pelo CEED o Curso Técnico em Informática subsequente na escola. E dois anos depois, em 11 de julho de 2012 é aprovado através do Parecer de autorização nº 547/2012, expedido pelo CEED a oferta do Curso Técnico em Administração subsequente à Comunidade Portelense e municípios vizinhos.
   
   Em 18 de janeiro de 2012, através da Resolução nº 320/2012, o Conselho Estadual de Educação autoriza o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola. Depois em 12 de novembro de 2014 é publicado pelo mesmo Conselho Estadual de Educação o Parecer nº 328/2014 normatizando o M desta modalidade de Ensino.
   Em maio de 2014 é autorizado pelo Conselho Estadual de Educação CEED com o Parecer nº 387/14, o funcionamento do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na Escola. Esta Educação profissional é ofertada aos alunos que tenham concluído o Ensino Fundamental é desenvolvida para conduzi-lo à habitação profissional técnica de nível médio, proporcionando como dimensões indissociáveis o trabalho, a ciências, a cultura e a tecnologia.
   
   No ano de 2016 a 2018 assume a direção da escola o professor Luciano Molinari sendo eleito pela comunidade escolar, professores e funcionários.
Atualmente está atuando como diretor do educandário o professor Cesar Roberto Gross, eleito para o mandato de 2019 a 2021 pelos segmentos de professores, funcionários e comunidade escolar.

   A Escola Estadual de Educação Básica Profª Cléia Salete Dalberto através de sua filosofia procura integrar suas ações pedagógicas, enfatizando a formação de cidadãos, capazes de buscar e construir conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores de forma crítica, participativa e criativa, comprometidos com a coletividade visando a sua formação pessoal e social. Assim, nas atividades diárias se constrói com todos os envolvidos uma escola solidária, transformadora, acolhedora, que contribui com o crescimento de toda a comunidade.

Diretores:
✅Judite Felipetto Coutinho
✅Maria Panassollo 
✅Teresinha Conceição Maroni Furini
✅Sueli Maroni Müller
✅Clair Gheller
✅Eleides Jose Salamoni
✅Therezinha Marini Furini
✅José Elmo Hunh
✅ Tânia Maria Stefanello Mioso
✅Iracema Parcianello Tessari
✅Ademar Maciel
✅Mara Lenir Gross Basso
✅ Luiza Carboni
✅Ademar Maciel
✅ Sueli Maroni Müller 
✅Elido Balestrim 
✅ Suzete Bonotto
✅Juraci Castaman
✅ Marilise Rocha
✅Juraci Castaman
✅ Luciano Molinari
✅ César Roberto Gross

RRRRRRRRRRRRRRRRRR-removebg-preview.png
bottom of page